Ecologia

Conheça um pouco mais sobre a responsabilidade social ecológica que temos com o meio ambiente, afinal demolir é o trabalho mais preservar é dever a todos.

Compromisso com o Meio Ambiente

O homem moderno alterou drasticamente o nosso sagrado meio ambiente. Este frágil equilíbrio conquistado depois de milhões de anos de evolução foi perturbado e o futuro da vida inteligente na Terra está em alerta. E esta atual preocupação em torno de todos os problemas com o nosso meio-ambiente não são passageiros e requer atitude de todos os seres humanos e principalmente das empresas. As empresas relacionam-se diretamente com o meio-ambiente causando impactos de diferentes intensidades. A base para reduzir este impacto é o conhecimento a conscientização e a relação da empresa e órgãos competentes.

As empresas empreiteiras, prefeituras e demolidoras todas atuando diretamente com a construção civil são os principais geradores de resíduos e consequentemente os responsáveis diretos pela transformação do ambiente natural para o construído e com isso possui enorme impacto ambiental.

Dentre os resíduos sólidos urbanos, um dos que causa grande impacto ambiental é o entulho da construção civil, ou simplesmente entulho. O entulho é oriundo de demolições, reformas e de novas construções e quando são depositados de forma inadequada originam grandes problemas. O entulho é um resíduo de grande massa e volume, ocupando, portanto muito espaço nos aterros e locais de descarte clandestinos. Seu transporte, em função não só do volume, mas do peso, torna-se oneroso.

O entulho apresenta como características particulares a predominância de materiais inertes e passíveis de reaproveitamento. A partir de entulhos é possível produzir agregados como areia e brita para uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos e uso em argamassas e concreto.

Nas obras de demolições propriamente ditas, a quantidade de resíduo gerado não depende dos processos empregados ou da qualidade do setor, pois se trata do produto do processo, e essa origem, sempre existirá.

A JR Demolições esta cada vez mais investindo na capacitação de seus profissionais e buscando conhecimentos novos para empregar em suas obras com o intuito de reduzir o impacto ambiental causado em uma demolição, algumas medidas estão sendo tomadas e já são aplicadas nas obras da empresa.

  • A reciclagem do entulho técnica ainda recente na demolição vem sendo trazida para dentro da empresa e empregada já em várias obras executadas pela JR , o que vai permitir a produção futura de material para uso da própria construtora empregada em base, sub-base, pavimentação de ruas e estradas, produção de bloquetes, meio fio, e blocos e com baixo custo.
  • O material resultante da demolição tem destino certo a reciclagem após a retirada da obra os materiais são levados para uma das lojas da empresa tratados e comercializados, principalmente as madeiras como: Peroba, Jacarandá, Ipê, Canela, Pinho e Riga e são aplicadas em pisos, móveis, esquadrias, objetos de decoração e até mesmo forros Além de ser ecologicamente correta, tem durabilidade e beleza superior a madeira nova.
  • A utilização de máquinas e caminhões com manutenção periódica adequada e abastecimento de forma correta é de grande colaboração com meio ambiente devido a emissão de gases poluentes.